Como terminar um relacionamento: 7 dicas para pôr um ponto final na sua relação 

Confira 7 dicas de como terminar um relacionamento de maneira decidida e segura.

Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre como terminar um relacionamento da melhor forma possível. Até porque, por um ponto final em um relacionamento amoroso, seja ele de curto ou longo prazo, é uma tarefa bastante desafiadora. 

Pensando nisso, criamos este texto que apresenta 7 dicas para que você possa encerrar esse ciclo na sua vida, de forma decidida e segura. Confira!

7 ideias de como terminar um relacionamento de maneira decidida e segura

Como terminar um relacionamento: 7 dicas para pôr um ponto final na sua relação 
Como terminar um relacionamento: 7 dicas para pôr um ponto final na sua relação 

A seguir, você poderá conferir 7 formas de como terminar um relacionamento, para colocar um ponto final na sua relação da melhor maneira possível:

1. Pense bem

Se você está em um relacionamento sério com uma pessoa, é porque em certo momento da sua vida você considerou que aquela pessoa era a ideal para estar ao seu lado.

Então, pense bem antes de decidir terminar o seu relacionamento. Afinal de contas, decidir terminar por alguma coisa que pode ser resolvida entre o casal pode resultar em um retorno breve, e esse término repentino só vai fragilizar a sua relação amorosa ainda mais.

Mas, se você já tomou a decisão e está em busca de maneiras de como terminar um relacionamento, siga para a próxima dica! 

2. Conceda respostas

As pessoas não costumam lidar muito bem com a rejeição. Nesse sentido, com certeza o outro irá querer respostas para a sua decisão de terminar o relacionamento. Então, antes de marcar um encontro para colocar em prática a sua decisão, busque pensar em respostas esclarecedoras, breves e sinceras.

3. Marque um encontro pessoalmente

Atualmente, existem diversas maneiras de como terminar um relacionamento sem precisar se encontrar pessoalmente com a pessoa. Mas, principalmente quando se trata de um relacionamento de longa data, terminar por mensagens pode ser visto como um ato de covardia.

Sendo assim, exceto em casos em que o parceiro possa ficar violento, marque um encontro pessoalmente para explicar os seus motivos para o término. 

4. Seja honesto com o outro

Um termo pode ser um evento traumático quando só uma das partes deixou de amar. Nesse caso, ser honesto o máximo possível com o outro pode ajudar a passar por essa situação de maneira menos dolorosa.

Deixe claro que essa é uma decisão sua e que não há nada de errado com o outro. Agradeça pelo tempo que passaram juntos e se despeça com carinho. Afinal de contas, não custa nada ter um pouco de empatia nessas horas. 

5. Seja breve

Quanto mais você se estender nas explicações para o término, mais desafiador ele será! Ou seja, se a decisão já foi tomada, procure não se estender muito na hora de colocar o ponto final na relação.

De respostas breves e não prolongue o que por natureza já é bem difícil. Assim, o outro não poderá te convencer do contrário e você também não precisará ficar falando sempre as mesmas coisas. 

6. Respeite o outro após o término

Agora que aquela conversa difícil já foi encerrada e cada um irá seguir o seu caminho, tenha respeito pelo seu ex no pós-término. Esse é um período de luto para muitas pessoas e ver você com outro parceiro logo em seguida pode machucar muito o seu ex amor.

7. Evite ter muito contato com o ex

Todo mundo conhece aquele casal que terminou a mais de 1 ano, mas ainda mantêm o contato diariamente, saindo juntos e tendo as famosas recaídas. Esse é um péssimo hábito para quem quer seguir em frente e para o parceiro que foi rejeitado.

Até porque, você ficará preso nessa relação e o outro ficará com esperanças de que um dia o relacionamento volte a ficar sério novamente. Nesses casos, os dois tendem a sofrer bastante.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo