Aliança de namoro: veja como escolher a certa e o significado dessa joia

Confira como escolher a aliança de namoro certa e saiba qual é o significado dessa joia usada pelos apaixonados.

Usar uma aliança de namoro é uma forma de mostrar para o mundo o quanto está comprometido com o outro. Afinal, quando encontramos alguém que podemos depositar o nosso amor e confiança, o sentimento de cumplicidade cresce naturalmente.

Nesse contexto, se você está apaixonado e deseja demonstrar todo o seu carinho e complicidade ao presentear o outro com uma aliança de compromisso, veja neste texto como escolher a joia certa e como surgiu essa tradição.

Aliança de namoro: veja como escolher a certa e o significado dessa joia

O que é uma aliança de namoro?

A aliança de namoro, também conhecida como aliança de compromisso, é um anel cujo objetivo é selar um compromisso com o outro. Além disso, ela também informa para a sociedade que o indivíduo já não se encontra mais disponível romanticamente.

Artigos relacionados

Essa joia simboliza a ideia de um relacionamento duradouro, e geralmente é adquirida quando ambos sentem que o relacionamento realmente tem futuro.

Em qual mão se usa a aliança de namoro?

São tantas as alianças que passam na vida de um casal, até chegar na aliança de casamento, que muitas pessoas ficam em dúvida de qual mão utilizá-las. Sendo assim, para você nunca mais errar, especificamos em qual mão vai cada aliança.

Para começar, a aliança de compromisso, que é compartilhada na fase do namoro, é usada no dedo anelar da mão direita. A aliança de noivado também é usada na mão direita, exceto quando a garota recebe um anel de noivado e não uma aliança.  

No caso do anel de noivado, ele é usado no dedo anelar da mão esquerda, onde também vai a aliança de casamento. A lenda diz que a aliança de casamento é usada na mão esquerda, pois fica mais próxima do coração.

Dicas para escolher a aliança de namoro certa

Selecionamos algumas dicas úteis, para que você possa acertar em cheio na compra do seu par de alianças de compromisso.

  • Converse com seu parceiro – cada pessoa tem um gosto pessoal. Portanto, para não comprar uma aliança que irá agradar somente um parceiro, procure conversar a respeito da jóia e alinhar as expectativas, antes da compra.
  • Saiba o número das alianças – comprar uma aliança de compromisso e ter que trocar ou mandar ajustar, porque errou a numeração, pode ser bem frustrante. Então, busque saber qual é a numeração certa das alianças antecipadamente, e não tente adivinhar na hora da compra. 
  • Priorize o conforto – você precisa ter em mente que a aliança de compromisso vai ser usada a todo momento. Ou seja, comprar uma aliança desconfortável é um investimento ruim, já que vocês não irão conseguir utilizá-la.
  • Escolha o material certo – tradicionalmente, as alianças de compromisso são disponibilizadas na cor prateada. Isso a diferencia da aliança de noivado ou da aliança de casamento. Portanto, para não comprar a aliança errada, busque por matérias como a prata.

O custo-benefício também é um fator importante na hora de adquirir uma aliança de compromisso. Por esse motivo, de prioridade para uma aliança de boa qualidade, que tenha um bom preço de mercado.

Como surgiu a aliança de namoro?

A história conta que a aliança de compromisso surgiu e se tornou a tradição que perdura até hoje, após o arquiduque Maximiliano dar um anel de compromisso como presente para a sua amada duquesa Mary Burgudy.

As mulheres da corte ficaram tão admiradas com o ato de compromisso do arquiduque, que desde então, seus parceiros começaram a provar o seu amor com alianças.

Atualmente, a aliança de compromisso ainda não é a mais tradicional, quando comparada com a aliança de noivado e a aliança de casamento. Contudo, principalmente entre os casais mais jovens, ela é bastante utilizada para marcar o primeiro amor.

Hellen

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sendo que muitos deles trabalhando como freelancer. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo