Stalking o que é? Saiba como se proteger!

Stalking o que é? Saiba como se proteger!
Written By Hellen

Em 2008, iniciei minha carreira como profissional de marketing digital. Passei por diversas áreas do marketing e hoje atuo como Professora de Marketing.

amazon prime day

Stalking o que é? Você saberia me explicar em apenas uma frase? Se você chegou até aqui provavelmente não. Mas pode ter certeza que ao final deste texto saberá tudo sobre o assunto. 

Assim como também, vai entender a real necessidade de se proteger de um stalker. Pois como todos sabem a tecnologia foi uma das descobertas mais importantes dos últimos tempos. 

Mas se por um lado a internet nos permitiu estar em todos os lugares. Logo, esta presença também acabou nos tornando alvos fáceis para pessoas mais intencionadas. 

Por este motivo, é super importante entender sobre o assunto e se prevenir para não se expor de forma desnecessária. E cair em golpes que podem trazer consequências trágicas financeiramente e psicológicas. Vamos continuar lendo sobre o assunto e entender um pouco mais. 

Stalking o que é? 

Stalking o que é? Saiba como se proteger!
Stalking o que é? Saiba como se proteger!

Todas as pessoas já tiraram um tempo do seu dia para olhar um perfil de algum colega, não é mesmo? Mas quando esse hábito de dar aquela espiadinha no perfil alheio se torna uma obsessão por uma única e exclusiva pessoa. Levando o indivíduo a dedicar horas do seu dia buscando diversas informações sobre essa pessoa. Ou até mesmo passa a persegui-lo de forma virtual ou presencial. Isso é o que é stalking

Ou seja, a pessoa passa a acompanhar todos os passos do seu adorado de forma compulsiva e obsessiva. Chegando a checar o indivíduo em diversas redes em um ambiente online. E claro, muitas vezes passa até seguí-la de forma presencial. Quando o usuário inclui informações que deem pistas de onde frequenta. Fique atento e conheça um pouco mais sobre o que é o verdadeiro stalker.

O que é Stalker?

Se por um lado esse comportamento de perseguir e acompanhar informações sobre uma determinada pessoa é chamado de stalking. Stalker é o nome dado a quem pratica esse mesmo comportamento.

E existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a praticar o crime de stalking como o término de um namoro, vingança pessoal, inveja e até mesmo por uma simples brincadeira. 

O real problema não é apenas o ato de observar a sua vítima, mas sim o segundo passo. Que é quando o agressor ao tentar se aproximar do seu objeto de perseguição para tentar algo mais próximo. Receba uma negativa, fazendo com que o seu agressor tenha uma conduta fria e sombria. Passando assim, a assustar a vítima que na sua visão não corresponde às suas expectativas. 

O fato é que de qualquer forma, caso você se sinta perseguida ou incomodada com uma conduta de assédio virtual ou presencial. Você precisa inicialmente realizar um boletim de ocorrência, seja online ou presencial. 

Em seguida, é necessário que a vítima declare a intenção de que o seu agressor responda pelo crime de stalking. Desta forma, a justiça poderá encaminhar o processo a fim de fazer cumprir a lei. 

Lembrando sempre que nestes casos, é preciso que a vítima tenha provas para determinar a culpabilidade do seu agressor. Assim como, é importante ir sempre acompanhada de um advogado e uma pessoa de sua total confiança. Dependendo da gravidade do caso é possível pedir até mesmo uma medida protetiva. Não permitindo que o agressor pronuncie seu nome ou até mesmo fique em um mesmo ambiente que a sua pessoa.

Quais os tipos de stalker?

Se você chegou até aqui, já sabe o que é o stalker, assim como já conseguiu entender como é o seu comportamento. Que embora possa parecer simples e inocente. Algumas vezes, suas ações podem ter consequências drásticas. Por este motivo, entenda alguns dos principais tipos de stalkers:

Os circunstanciais segundo a psicologia são aqueles que por alguma frustração pessoal começam a seguir a vida de uma pessoa. Muitas vezes por acreditar que a sua do outro pode ser muito mais interessante do que a sua própria vida.

Existem também os sociopatas ou psicopatas que não possuem nenhum sentimento específico para realizar o comportamento de perseguir alguém. Eles apenas seguem seus instintos e fazem o que precisam fazer para alcançar os seus próprios objetivos. 

E por fim existem os fixadores que possuem uma ficção por uma determinada pessoa. A ponto de acompanhar sua vida, sentindo a real necessidade de acompanhar todos os seus passos e estar na presença desta pessoa.

Stalking é crime?

Como foi ao longo do texto, por um longo período de tempo, o ato de stalkear alguém não era crime. Mas em 31 de março de 2021 o crime de perseguição entrou em vigor com a Lei nº 14.132/21. 

E é passível de pena de reclusão de 6 meses até 2 anos, além de inclusão de multa que será atribuída ao agressor com base no entendimento do juiz. Podendo o réu ter a pena aumentada quando condenado se o crime for causado contra crianças, adolescentes, idosos, mulheres ou executado por duas ou mais pessoas;

O que fazer se for vítima de um stalker?

Apesar de ser um grande avanço a lei que regula o crime de perseguição. Mesmo assim, a vítima ainda vai precisar provar que o seu agressor realmente possui um comportamento incomum. Desta forma, você que sofre com este tipo de perseguição, vai precisar adotar algumas medidas para conseguir a condenação e afastamento da pessoa em questão.

O primeiro passo é realizar a coleta de todas as provas que insinuam que o indivíduo possui um comportamento invasivo com a sua pessoa. Portanto, é necessário fazer um dossiê com prints de conversas, e-mails e até mesmo fotos que comprovam este comportamento.

Para a sua segurança avise as pessoas que estão à sua volta sobre esta situação. E se possível mantenha contato com uma pessoa da sua confiança.

Evite postar a sua localização ou até mesmo postar fotos em suas redes sociais de lugares que são facilmente identificáveis.

Em caso de perseguição presencial, mostre as pessoas ao seu redor. Se possível faça uma filmagem e compartilhe com pessoas do seu convívio. É importante você ter provas não apenas de amigos íntimos e familiares, mas também dos conhecidos que convivem a sua volta.

Antes de ir até a polícia converse com um advogado. Ele poderá lhe orientar melhor sobre os seus próximos passos. Caso não tenha dinheiro, procure a defensoria pública para te auxiliar no caso.

Enfim, faça uma queixa formal na delegacia, através do boletim de ocorrência, seja presencial ou online.

Os stalkers e as redes sociais

Os stalkers sempre existiram, e os casos mais famosos podemos encontrar na internet nas relações entre celebridades e fãs. Que ao se tornarem obsessivos transformam o que era um simples gesto de carinho ao seu ídolo. Em verdadeiros casos de polícia como aconteceu ao John Lennon e Ana Hickmann.

Mas com o avanço das redes sociais esses casos ganharam mais destaque e claro, facilitou demais a vida para quem deseja acompanhar literalmente a vida de alguém. Como é o caso de diversos aplicativos que permitem a visualização até mesmo de contas privadas no instagram. E claro o famoso Insta Stalker que é um aplicativo que permite a visualização de perfis dentro do Instagram sem deixar seus rastros.

Muitas vezes em apenas poucos cliques você já consegue visualizar uma série de informações pessoais de uma determinada pessoa. Assim como também, para quem tem tempo e vontade, existe a possibilidade de traçar um perfil de comportamento e dos principais lugares visitados pelo investigado em questão.

Principalmente quando a pessoa marca 100% dos locais onde visita e compartilha a localização em tempo real dos principais caminhos que percorrem. Esse novo tipo de comportamento apesar de ser uma diversão, pois de fato muitas vezes encontramos amigos e conhecidos nos mesmos lugares onde estamos. Pode também atrair pessoas má intencionadas para seguir os seus passos. 

A seguir vamos te passar algumas dicas para que você não caia em golpes e tente te livrar de possíveis stalkings de plantão.

O que você pode fazer para não ser stalkeado?

A grande verdade é que a internet são os grandes olhos que tudo vê. Mas existem algumas coisas que você pode evitar para não cair em golpes e deixar os seus stalkers sem material de trabalho.

Em primeiro lugar, o ideal é que você tenha suas contas privadas, desta forma você vai ter uma primeira barreira contra os seus stackers. Claro que existem alguns aplicativos que prometem a visualização de contas privadas. Mas em todo caso para conseguir acesso a suas informações o stalker terá um pouco mais de trabalho.

Em segundo lugar, evite postar fotos com localizações em tempo real, uniformes ou bares que você sempre percorre. Pois, esses lugares serão as primeiras formas de contato que um stalker terá com você.

Mesmo tendo um controle maior com a sua rede social. Trazendo apenas os seus amigos e familiares. Saiba que tudo que for uma vez postado na internet, mesmo que apagado. Jamais será perdido, portanto, tenha cautela com as suas publicações. Muitas vezes, alguns amigos e conhecidos podem sem querer repostar e suas informações serem compartilhadas com os seus stalkers. Acredite, a maioria dos stalkers são pessoas próximas a você ou a sua família.

Lembrando que com cautela e bom senso, tudo pode ser feito. Não tenha medo, e caso você esteja sofrendo com um stalker, não tenha dúvidas, denuncie.

amazon prime day

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.