Dicas para aumentar a produtividade no home office

Mulher em uma Mesa de Trabalho, Assinando Papéis.

Aumentar a produtividade no home office já não é tarefa fácil. Consequentemente em tempos de pandemia é um desafio muito maior. Mas, isso não impede que as empresas criem expectativas sobre os seus funcionários. 

Na realidade, trabalhar em casa parece um verdadeiro paraíso, inicialmente. A flexibilidade de horários, maior tempo livre, conforto. Mas, com o tempo, vamos notando que a nossa casa é dotada de alta capacidade de nos distrair.

Apesar de o home office ser mais uma tendência do mercado em geral do que uma medida paliativa para a quarentena, ainda é um desafio da gestão estimular a produtividade e criatividade de seus funcionários.

Enquanto estamos em casa, é importante aprendermos a organizar o nosso tempo e saber lidar com prioridades para aprender a resolver problemas, manter a saúde mental e aumentar a nossa produtividade.

Mas como fazer para Aumentar a Produtividade no Home Office?

Tabela com Lista de Afazeres
Tabela com Lista de Afazeres

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como analisar o verdadeiro problema e organizar o seu tempo o suficiente para estabelecer uma rotina.

Se eu tivesse que escolher apenas uma dica para dar, seria “crie uma rotina”. O principal ponto que te faz ser produtivo no escritório, por exemplo, é a sua rotina de trabalho.

Como Organizar uma Rotina?

Você acorda de manhã, toma um banho, toma café da manhã, se desloca até o seu local de trabalho. E vê pessoas diferentes todos os dias, se acomoda em um local específico para trabalhar e fica ali até seu próximo intervalo.

Este ambiente não tem as principais distrações que a nossa casa nos proporciona: uma geladeira cheia, uma televisão ligada e uma cama convidativa. Se você disser que não se distrai com nenhuma dessas coisas, sugiro que seja mais honesto em sua auto análise.

Então, um dos segredos para um home office produtivo, é criar rotina. Na lista abaixo, fazemos algumas sugestões de pontos que podem te ajudar a manter a rotina de trabalho para aumentar a produtividade.

Dicas para Ajudar a Manter uma Rotina Produtiva

  • Acorde e comece seu expediente de trabalho sempre no mesmo horário.
  • Tenha um ambiente na casa, específico para trabalhar, preferencialmente longe da televisão.
  • Planeje o seu dia e suas tarefas por escrito, isso ajuda a dividir o horário que você dedicará para cada atividade.
  • Arrume-se para trabalhar. Tirar o pijama e colocar uma roupa nova é uma maneira de condicionar o seu cérebro a entender que está na hora do trabalho.
  • Seja organizado com suas coisas e metas. Evite postergar as coisas que você não quer fazer e não deixe que os objetos da sua mesa te distraiam do que está fazendo.
  • Mantenha o horário! Não se deixe levar por um momento de empolgação produtiva que te fará trabalhar até tarde, se você não faria isso em um escritório formal.

Ao manter a rotina, seu cérebro não apenas se acostuma ao trabalho em si como também se torna mais focado devido à troca de ambientes.

Ferramentas para aumentar a produtividade no home office

Dois Bonecos de Madeira Comemorando o Cubo montado.
Dois Bonecos de Madeira Comemorando o Cubo montado.

Se você já tentou todas essas dicas, mas ainda acha que falta alguma coisa, existem ferramentas que podem te ajudar. Dentro dessas ferramentas, existem soluções para os mais variados tipos de problemas.

Por isso, ao resolver utilizar aplicativos e programas no seu home office, entenda qual seu principal problema, justifique a queda na produtividade. Abaixo, trazemos algumas dicas de ferramentas.

Trello

O trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e fluxo de trabalho.

É uma ótima ideia para equipes maiores que precisem trabalhar de forma coletiva.

É uma ferramenta intuitiva com grande capacidade de personalização, podendo incluir tarefas e prazos para todos que participem do projeto. 

Asana

Essa ferramenta é semelhante ao trello e serve para gerenciar tarefas em grupos de pessoas. Qual das duas escolher fica a seu critério.

Toggl

O toggl é um aplicativo feito para controlar o tempo gasto em determinadas tarefas.

Ele serve para mensurar a sua produtividade através do tempo dispendido em cada tarefa, tornando mais fácil visualizar onde você está demorando.

Google Drive

Talvez você já conheça o drive para uso particular, mas ele é uma ótima ferramenta para se utilizar no ambiente profissional. 

Além de gratuito, é extremamente intuito e simples, sendo uma ferramenta rápida para o compartilhamento de arquivos na nuvem.

Através dele, toda a sua equipe pode ter acesso aos mesmos arquivos e documentos ao mesmo tempo.

Rescue time

Mais um app para controle de tempo, só que dessa vez em tarefas não tão aproveitadas.

O rescue time mede quanto tempo você gasta em cada link ou aplicativo no seu celular e computador, sejam eles relacionados a trabalho ou até mesmo redes sociais.

Através deste app, você pode medir em quais dias esteve mais produtivo e analisar padrões de comportamento que te levem a reproduzir o que aconteceu nestes determinados dias.

Evernote

O evernote também já é velho conhecido daqueles que prezam pela organização tanto na vida pessoal quanto profissional.

Basicamente, ele funciona como um bloco de notas para você fazer anotações, agendar tarefas, rascunhar coisas, entre outras funcionalidades.

A ideia é substituir a agenda de papel, já que o evernote faz a mesma função e ainda te garante que estará sempre com você. Afinal, é mais provável que você esqueça uma agenda do que o celular, certo?

Todoist

Esse aplicativo funciona como um organizador de ideias. O propósito é listar o que precisa ser feito ao longo do dia e elencar prioridade de maneira direta, para mensurar produtividade e desempenho.

Ter claras as prioridades dentro de uma lista de tarefas também ajuda a te dar uma noção mais clara do que você da conta dentro de um único dia. 

De maneira resumida, a melhor maneira de manter a sua produtividade, em casa, é fingir que não está em casa.

Aproveite todo o conforto que o home office proporciona, mas nunca esqueça de que o momento de trabalhar deve ser respeitado para que você não acabe perdendo este privilégio.

E aí, como anda a sua produtividade no home office?

Hellen Bispo

Sou focada em resultados e sempre busco a performance em minhas ações, carrego a praticidade no meu DNA e acredito que o menos é mais cabe em todas as situações. Atuo no mercado digital há mais de 10 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Uninove, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing pela USP e Aluno Especial de Mestrado em Comunicação Cognitiva. Especialista em Links Patrocinados pelo Google e Marketing Performance pela Universidade do Vale do Silício, Udacity.

3 thoughts on “Dicas para aumentar a produtividade no home office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.